Dinheiro não chega até o final do mês

Folha Online - Renda de 85% das famílias brasileiras não chega ao fim do mês
A renda média mensal de 85% das famílias brasileiras não é suficiente para pagar todas as contas do mês. De cada 100 famílias brasileiras, 85 tiveram algum tipo de dificuldade para chegar ao final do mês com o rendimento familiar, segundo números da POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares) de 2002-2003, divulgada hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Desse total, 27,2% têm "muita dificuldade" para pagar todas as contas do mês com a renda mensal familiar. Outros 23,7% têm "dificuldades" e 34,6% disseram ter "alguma dificuldade" para chegar ao final do mês com a renda familiar.

Só 15% das famílias brasileiras disseram que conseguem chegar ao final do mês pagando todas as despesas com algum tipo de "facilidade".

Entre essas, 8,9% têm "alguma facilidade" para pagar em dia as contas do mês. Outras 4,9% têm "facilidade" para chegar ao final do mês com a renda familiar. Só 0,7% têm "muita facilidade" para pagar as contas do mês com a renda da família.

Diferenças

As famílias que vivem nas zonas urbanas têm mais facilidade para viver com a renda familiar do que aquelas que moram nas regiões rurais. No campo, 33,2% das famílias "têm muita dificuldade" para chegar ao final do mês com a renda própria, contra 26,1% das famílias que moram nas regiões urbanas.

Nas zonas urbanas, 5,2% das famílias disseram ter "facilidade" para chegar ao final do mês com o próprio salário. No campo, esse percentual caiu para 3,4%.

Desigualdade social

As diferentes capacidades de pagamento fica mais evidente na comparação entre as famílias pobres e ricas.

Segundo a POF, 51,5% das famílias com renda média mensal de até R$ 400 têm "muita dificuldade" para pagar as contas do mês.

No extremo oposto, somente 7% das famílias com renda média mensal superior a R$ 6.000, disseram ter "muita dificuldade" para viver do próprio salário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brasil perde sete posições no ranking de desenvolvimento humano

Para onde está indo o dinheiro

Cresce repercussão política da morte de sem-teto