Este blog foi criado por um grupo de amigos. Estamos interessados em coletar e comentar informações e notícias que digam respeito a temas sociais, econômicos e políticos, que de alguma forma comentem a exclusão social no Brasil
"Não é que o ser humano esteja mais ganancioso do que em gerações passadas. É que as avenidas para a expressão da ganância se multiplicaram enormemente"
Alan Greenspan ao comitê bancário do Senado americano em 2002
Deu no El Pais.....
Médica faz campanha pela nutrição acentuando valor da cidadania
Especialista em pediatria, com 70 anos, Zilda Arns ficou viúva com seis filhos aos 43 anos. Fundadora e responsável pela instituição Pastoral da Criança, uma das organizações mais importantes do mundo no campo da saúde, nutrição e alfabetização, nas regiões de maior miséria, sua liderança lhe valeu seis prêmios internacionais, entre eles o prêmio Heroína da Saúde Pública das Américas (Opas) e 59 nacionais.
Sua organização conta com um exército de 241 mil voluntários, distribuídos em 36.258 comunidades em 3.757 municípios do Brasil e com 7 mil equipes de coordenadores.
Quando começou seu projeto havia municípios nos quais o índice de mortalidade infantil era de 129 por mil. Hoje no Brasil a média é de 29 por mil, embora nas comunidades da Pastoral da Criança tenha baixado para 15 por mil.
Não é uma atriz de telenovela nem uma apresentadora de televisão, nem uma cantora famosa, mas Zilda A...
Folha de Sao Paulo - 01/07/2004 Dieese calcula que 146 mil aposentados podem morrer antes da revisão O Sindicato Nacional dos Aposentados da Força Sindical encomendou uma pesquisa para saber quantos aposentados com direito à revisão pela URV (Unidade Real de Valor) estariam mortos caso aceitassem o parcelamento da dívida proposto pelo governo. O resultado do estudo realizado pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos) surpreendeu o presidente do sindicato, João Batista Inocentini. Segundo o cálculo, cerca de 146 mil pessoas -do 1,88 milhão com direito à revisão- não estariam vivas para receber o pagamento em até oito anos. "Não dá para levar a sério a proposta do governo. É bem pior do que imaginávamos quando pedimos a pesquisa", disse Inocentini. Para chegar a esse número, os técnicos do Dieese cruzaram dados que o Ministério da Previdência apresentou sobre o parcelamento da revisão com os dados do IBGE sob...
Gostaria de recomendar a todos a leitura dessa entrevista que o economista Joseph Stiglitz deu à Revista Carta Capital (clique no título desse post para ir até o site da revista).
Ele fala do seu novo livro que será lançado até o final de maio. O que gostei é que ele propõe um novo paradigma para a economia monetária, atualmente focada exclusivamente no controle do juros. O que ele prega é que se faça política monetária olhando para disponibilização do crédito. Em suma ele apresenta uma alternativa de mudança nas atuais receitas de controle da inflação e crescimento econômico. Vale muito a pena ler.
Abaixo uma pequena introdução, retirada do site da Carta Capital.
P.S se quiser ler mais sobre o que este ex-economista chefe do Banco Mundial anda dizendo, vá no site dele , lá tem vários outros papers, em inglês. Muito bons!
*************************************************************
O PREÇO DA ANSIEDADE - carta capital
Stiglitz recomenda crédito e controle de capitais pa...
Comentários