As TIC’s na sociedade contemporânea


O final do séc. XX foi marcado por uma revolução tecnológica, considerada no mínimo igual em proporção à revolução industrial, esta revolução é considerada por alguns, como responsável pelos desdobramentos e mudanças no tecido social de forma mais abrangente do que as revoluções anteriores. Convencionou-se chamar o conjunto das tecnologias promotoras dessa nova revolução (da qual me refiro) de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), definidas como o todo o conjunto convergente de tecnologias de microeletrônicas, computação (software e hardware), telecomunicações/radiodifusão e opto eletrônica (Castells, 2002:67)


A importância dessa revolução se dá pela sua penetrabilidade em todas as esferas da vida moderna. Se, por um lado, ela não determina as mudanças, já não pode ser mais desconsiderada quando se analisa o mundo contemporâneo. A conformação social decorrente ou causadora dessa revolução é marcada por mudanças aceleradas nas formas de produzir bens e serviços; nas relações sociais, na cultura e na política.


Esta revolução tecnológica tem características muito distintas das anteriores. As várias tentativas de descrever a sociedade, na qual se dá esta revolução, destacam o fato de estarmos vivendo um padrão de descontinuidade nas bases materiais da economia, sociedade e cultura, marcado pela TIC’s e pela sua apropriação econômica.


“Pela primeira vez na história a mente humana é uma forma direta de produção, não apenas um elemento decisivo no sistema produtivo” (Castells, 2002:69).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brasil perde sete posições no ranking de desenvolvimento humano

Cresce repercussão política da morte de sem-teto

Para onde está indo o dinheiro