Época - Qual é o alcance dos programas sociais brasileiros?

Época - Qual é o alcance dos programas sociais brasileiros?: "Qual é o alcance dos programas sociais brasileiros?

Isabel Clemente

Uma pesquisa inédita da FGV-Rio radiografou o alcance dos programas sociais brasileiros. Descobriu que metade da população (49,3%) está coberta, de alguma forma, por programas assistenciais. O resultado que mais surpreendeu, no entanto, foi a participação dos idosos: 30% . O auxílio público voltado para crianças responde por apenas 13,88% da amostra, de acordo com a FGV.

“É uma miopia da assistência social no país. Quando um barco afunda, a convenção é: mulheres e crianças primeiro”, diz Marcelo Neri, do Centro de Políticas Sociais da FGV, responsável pelo estudo.

Fora o mais conhecido programa de abrangência nacional, o Bolsa-Família, e projetos semelhantes mantidos por vários Estados (como o cheque-cidadão do Rio de Janeiro) e municípios, o governo federal também é responsável pelo pagamento do BPC (Benefício de Prestação Continuada). Previsto na Constituição e regulamentado em meados dos anos 90, o BPC é uma rede de proteção social para portadores de deficiência e idosos pobres ainda muito pouco conhecido do brasileiro.

Ele atende 2,4 milhões de brasileiros, com u"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brasil perde sete posições no ranking de desenvolvimento humano

Cresce repercussão política da morte de sem-teto

Para onde está indo o dinheiro