Época - Qual é o alcance dos programas sociais brasileiros?

Época - Qual é o alcance dos programas sociais brasileiros?: "Qual é o alcance dos programas sociais brasileiros?

Isabel Clemente

Uma pesquisa inédita da FGV-Rio radiografou o alcance dos programas sociais brasileiros. Descobriu que metade da população (49,3%) está coberta, de alguma forma, por programas assistenciais. O resultado que mais surpreendeu, no entanto, foi a participação dos idosos: 30% . O auxílio público voltado para crianças responde por apenas 13,88% da amostra, de acordo com a FGV.

“É uma miopia da assistência social no país. Quando um barco afunda, a convenção é: mulheres e crianças primeiro”, diz Marcelo Neri, do Centro de Políticas Sociais da FGV, responsável pelo estudo.

Fora o mais conhecido programa de abrangência nacional, o Bolsa-Família, e projetos semelhantes mantidos por vários Estados (como o cheque-cidadão do Rio de Janeiro) e municípios, o governo federal também é responsável pelo pagamento do BPC (Benefício de Prestação Continuada). Previsto na Constituição e regulamentado em meados dos anos 90, o BPC é uma rede de proteção social para portadores de deficiência e idosos pobres ainda muito pouco conhecido do brasileiro.

Ele atende 2,4 milhões de brasileiros, com u"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça a Zilda Arns a mãe dos pobres do Brasil

os benefícios do biodiesel para a inclusão social

Só 7,3% dos brasileiros com mais de 25 anos cursaram faculdade